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Projeto EPE

O projeto de Educação Prática de Empreendedorismo (EPE), é uma metodologia inovadora, voltado para as escolas Municipal, Estadual ou Particular, com o objetivo de preparar os pré-adolescentes a começarem a enxergar as oportunidades de suas vidas, através do empreendedorismo. Através do processo ensino-aprendizagem, de uma forma prática e dinâmica, utilizando o “jogo do empreendedor”.

Através do lúdico iremos estimular a capacidade do aluno a descobrir as oportunidades existentes a seu redor, para que busque a sua autonomia financeira em um futuro próximo na sua região.

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Este conjunto do jogo do empreendedor com a ludicidade torna-se possível ensinar, de uma forma diferente, divertida e positiva, os principais conceitos de empreendedorismo e inovação. Baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e também no ensino- aprendizagem dos valores: convivência, diálogo, justiça, solidariedade, dignidade, respeito e autonomia, foram observados os art. 2º, 3º, 27, 29 e 35 da referida Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Sobre a Metodologia

Um dos objetivos desta metodologia é ser uma alternativa de ensino do empreendedorismo, para levar às crianças do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, a compreensão na solução de problemas, capacidade de decidir, de sonhar e agir com o conhecimento e prática dos principais valores éticos. Possibilitando assim, aos professores, uma contribuição teórica, metodológica e prática, para apoiar o ensino do empreendedorismo em atividades lúdicas com o trabalho desencadeado em sala de aula.

O seu teste piloto foi feito em 4 escolas da Rede Municipal de Redenção (Ceará), envolvendo 483 crianças, tendo sucesso em sua aplicação.

O grande diferencial da metodologia é preparar a criança a ser SoDA: estar apta a Sonhar, Decidir e Agir, para desenvolver sua capacidade de participar ativamente na comunidade/sociedade e não caminhar em direções exclusas.

Não basta apenas jogar. É necessário que os professores estejam envolvidos no processo, interagindo e desenvolvendo a Zona de Desenvolvimento Proximal – ZPD da criança, conforme o jogo do empreendedor.

Público-Alvo

Para as crianças que estão no Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, através de parcerias com:

  • Escolas Municipal, Estadual e Particular
  • ONGs ou Fundações
  • Prefeituras

Como é Implementado

Como o objetivo é levar para os alunos do Ensino Fundamental II, a possibilidade de adquirir e reter conhecimentos de empreendedorismo de forma descontraída e alegre, os professores serão envolvidos no processo para serem mediadores entre a criança e o mundo, descobrindo a Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP do aluno. Assim estarão ajudando-o a interagir com os outros e consigo mesmo, não para que ele seja melhor que o outro, mas o melhor de si mesmo.

Para isso ofereço:

  • Jogo do empreendedor, conforme o número de alunos a serem educados
  • Capacitação para Professores com duração de 8 horas (até 60 professores)
  • Acompanhamento inicial da interação do jogo com alunos e Professores
  • Banner do Projeto
  • Apostila do treinamento para o Professor
  • Suporte para dúvidas via email por 90 dias
  • Interatividade via site

Assim, será desenvolvido um ciclo contínuo para que haja continuidade do projeto no dia a dia em sala de aula, conforme o modelo abaixo:

Considerações Gerais

É uma prática de fácil implementação e utilização, onde os professores envolvidos terão plena facilidade em apoiar as crianças durante o projeto. E, como utiliza o professor da própria instituição, o investimento será muito pequeno em relação à um grande retorno. O professor presenciará que seus conhecimentos e experiências serão de grande valia e será um agente de mudanças, em conjunto com outros professores. Não é uma metodologia a ser implantada de maneira imperativa. No início, é feito um planejamento, respeitando todo os procedimentos atuais adotados na instituição, do professor e do aluno.

Todos os professores, independentes da disciplina, podem fazer parte do projeto. Assim, a cultura empreendedora será aplicada de forma lúdica e inovadora, sem necessidade de contratação ou formação de especialistas.

Lembrando que em conjunto com o professor, o método irá apoiar a criança em:

  • Aprender os principais conceitos de empreendedorismo
  • Desenvolver o cognitivo
  • Estimular a decisão
  • Aprender solucionar problemas
  • Ter a necessidade de Sonhar, Decidir e Agir

Veja as principais transversalidades que serão desenvolvidas com o jogo do empreendedor: Empreendedorismo, Língua Portuguesa, Ética, Matemática, Geografia, Sociologia, Desenvolvimento Sustentável…

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